cookieOptions = {msg}; Wikilivros ~ Bit Autônomo

14 julho, 2011

Wikilivros


Os avanços tenológicos na área da informática ampliaram bastante as possibilidades de realização coletiva. Livros, portais, softwares, vídeos etc. podem hoje facilmente serem feitos  por várias mãos e cabeças.
A colaboração na produção de conteúdo sempre foi um dos pressupostos básicos do software livre. Atualmente isso está mais fácil de fazer do que nunca.
Uma das melhores formas para divulgar conhecimento é o wikilivro. Conforme a Wikipedia “Wikilivros (do inglês: Wikibooks, anteriormente chamado Projeto de Textos Didáticos Livres da Wikimedia, do inglês: Wikimedia Free Textbook Project ou Wikimedia-Textos Didáticos) é um projeto de código wiki da Wikimedia Foundation, tal como a Wikipédia, dedicado ao desenvolvimento colaborativo de textos didáticos[3] (como livros, apostilas, manuais) de conteúdo livre (licenciados sob a GNU FDL).[4]
Criada em 10 de julho de 2003, baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue o Wikilivros de todas as outras coletâneas de livros e materiais didáticos: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.”
Há uns dois anos participei de um projeto organizado pelo Ribamar Ferreira. O Projeto que virou um wikilivro e trata do desenvolvimento de aplicativos na linguagem PHP. A julgar pelos dados do Google, é um sucesso. Veja o wikilivro Aplicativos em PHP.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes