cookieOptions = {msg}; Jornalista/assessor de imprensa tem que ser polivalente ~ Bit Autônomo

05 fevereiro, 2012

Jornalista/assessor de imprensa tem que ser polivalente

Foi-se o tempo em que bastava ter um bom texto e um canudo para ser jornalista. Hoje, ter um bom texto continua sendo fundamental. Quando ao canudo nem tanto, apesar do corporativismo desesperado das entidades sindicais que, quando terminar a pendenga do diploma, ficarão sem ter como mobilizar a categoria, visto não tratarem de questões essenciais ligadas à comunicação e aos direitos sociais. Exemplo? Não se ouviu um pio da Fenaj nem de outras entidades que dizem representar os jornalistas sobre a censura na internet (SOPA, PIPA, ACTA, AI5 Digital...). As entidades também não questionam os profissionais que possuem canudo mas violam diariamente as normas éticas que elas mesmas apregoam em manuais e discursos. Quando à Fenaj questionou algum jornalista da Revista Veja?
Mas voltando à idéia inicial, cada vez mais é necessário ser polivalente e ágil. Diagramar, fotografar, ter noções de gravação e edição (vídeo e aúdio), atualizar sites, operar nas redes sociais etc. A agilidade e isso sem comprometer a qualidade da informação, tornou-se obrigatória. Como diz o professor  Rosental Calmon, jornalista tem que ser multimídia.
Por outro lado essas exigências aumentam a carga de trabalho, o nível de exigência e o stress para os profissionais da área. Continua a discussão sobre ser  multimídia ou multitarefa.
No sábado, 04/02/12, tive mais uma vez uma amostra desse cotidiano. Como assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores e Empregados  Públicos do Município de Fortaleza  (Sindifort) , estava ao mesmo tempo fotografando à mobilização dos agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), em greve desde o dia anterior, fazendo sugestões de pauta a produtores e redatores dos portais, TVs e jornais, auxiliando os diretores do sindicato no contato com os repórteres, enviando fotos e textos aos portais e atualizando o site do Sindifort. Duas fotos foram inclusive usadas pelos portais Cnews da TV Cidade e G1 da TV Globo.

Abaixo uma sonora  com o professor Rosental Calmon feita pelo grande Eliomar de Lima.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes