cookieOptions = {msg}; Uma festa punk ~ Bit Autônomo

06 dezembro, 2022

Uma festa punk

 

Livro conta história do Movimento Punk de Fortaleza a partir das experiências de um dos seus primeiros integrantes

No sábado, 10/12, haverá o lançamento do livro “Os velhos dias”, de Will Lezado Ruas. O livro traz parte significativa da história (ou das histórias) do Movimento Punk de Fortaleza, contada por um dos seus primeiros integrantes.

Um misto de diário pessoal, tratado etnográfico, manifesto político, livro de poemas e canções e documento histórico.

O texto foi manuscrito pelo Lezado em um caderno escolar, circulou, depois foi datilografado por ele mesmo em uma máquina de escrever doada por um amigo, circulou mais um pouco e agora chega em formato impresso pela ação dos próprios integrantes do movimento. Nesse novo formato está mantida a ideia original do projeto gráfico da fotocópia e máquina de escrever. O livro traz ainda várias fotos da época em que foi escrito e está sendo publicado em um projeto coletivo da DIYfusão Editora.



Lá estão os festivais , a falta de perspectiva da juventude pobre e periférica de Fortaleza no final dos anos 80 e começo dos anos 90, as festas, as prisões, mortes, as reuniões, passeatas etc. Mas também muito lirismo e coragem pra viver e enfrentar o capitalismo. Com música e rebeldia.




Certa vez vi em um jornal local cujo objetivo parecia ser chamar a atenção para um vocalista de uma banda daqui, a história mal contada do movimento, idolatrando a figura do Dedé Podre e baseada em um cara que morava na suécia e tinha cadernos com escritos do Dedé e sobre o movimento.

Contestei. Não precisa ir a Suécia para saber a história do punk em Fortaleza, que não se resume a uma figura. Muitos dos/das integrantes estão vivos. Alguns/algumas, ainda punks. Até hoje fico (fico?) admirado com a falta de estudos e publicações (com exceção dos zines publicados pelos integrantes do movimento) sobre o punk em Fortaleza, quiçá no Ceará. Este livro preenche parte dessa lacuna.

O lançamento será durante o Festival de Filmes Punk e Anarquista de Fortaleza e terá show de bandas punk, inclusive da Grilus Sub, banda na qual o Lezado tocou por vários anos. Haverá também  feirinha e outras atrações. O lançamento é também uma homenagem póstuma, pois o Lezado faleceu em 2018.

Serviço:
Lançamento do livro “Os velhos dias”.
Quando: sábado, 10 de dezembro, a partir das 15h
Onde: Las Crias, avenida da Universidade, 2064
Preço do livro  para pré-venda: R$ 25,00


1 comentários:

Unknown disse...

Não sabia que em Fortaleza houve este movimento. Este reflexo da contra-cultura americana ao bem estar social, ainda veio bater aqui, na capital provincianíssima dos verdes mares alencarina. Parabéns, Haroldo.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | coupon codes